sábado, 5 de maio de 2012

Trabalho com Eletricidade - Aspectos Comportamentais


     As condições físicas dos eletricistas são realmente um fator de grande importância para o controle do risco da função. Mas, além das condições físicas, devemos levar em consideração os aspectos comportamentais no que tange aos fatores referentes às condições psicológicas.
      Não basta somente uma boa seleção para o empregado, mas, sobretudo, um adequado programa de acompanhamento periódico, quando então poderá ser verificado se ele tem estabilidade psicológica e se continua satisfazendo aos requisitos de características e aptidões que o posto de trabalho requer, dentre eles, facilidade de aprendizagem, de execução e de relacionamento comunitário, bom controle emocional, concentração visual e auditiva, autoconfiança, organização, resistência à monotonia, entre outros requisitos de personalidade necessários para a função.
    É importante lembrar que um bom relacionamento do supervisor com a equipe não só favorece as condições de execução das tarefas como também facilita a tarefa de detectar alguns indicadores do desvio de comportamento. Se detectados esses desvios, cabe ao supervisor, ou pessoa indicada para tal, sugerir ao empregado que procure o setor de Acompanhamento Pessoal da Empresa ou Serviço Médico.
  Poderão ser considerados desvios comportamentais a insatisfação permanente, agressividade, leviandade, rebeldia, egoísmo e desconfiança. Cabe então ao supervisor ter noções e uma visão geral sobre os aspectos de saúde e de comportamento desejáveis ao empregado, além dos requisitos e legislação específicos que capacitarão a detectar indícios de qualquer anormalidade no equilíbrio ideal para o desempenho da função do empregado.

  Havendo uma boa supervisão dos aspectos comportamentais, evitar-se-ão riscos potenciais, com benefícios de âmbito pessoal, familiar e empresarial, no sentido humano e econômico, e ainda, havendo um setor de Acompanhamento Pessoal, caberá a ele acompanhar a problemática do empregado, para que providencias sejam tomadas e o empregado seja assistido nos aspectos considerados relevantes para o bom andamento funcional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário